Home
 
(clique em cima para ver mais)
Eventos
Newsletter
   
 |
Acompanhe-nos no Facebook Acompanhe-nos no Youtube Acompanhe-nos no Twitter
NOTÍCIAS
Acredite no seu potencial de adaptação para o sucesso?
Carregue na imagem para ampliar...
Data: 24/03/2014
Fonte: Escola de Psicologia

A capacidade de adaptação dos seres humanos é notável. De uma perspetiva generalista, isso permitiu-nos evoluir até aos dias de hoje. De uma perspetiva específica, essa extraordinária capacidade permite-nos adequarmo-nos às mudanças que a vida nos impõe e igualmente preparar-nos para os desafios a que nos propomos. Quando vimos a nossa capacidade de adaptação diminuir enormemente, como por exemplo através de um evento positivo, como um casamento ou a compra de uma nova casa ou também por um evento negativo, como a morte de um membro da família, o rompimento de um relacionamento importante, ou a perda de um emprego, tendemos a sofrer.

Alguma vez já se questionou porque algumas pessoas parecem tão fortalecidas e no controle das suas vidas, enquanto outras ficam convencidas que são vítimas dos acontecimentos? Como é que algumas pessoas têm os recursos internos para superar adversidades, conseguindo posteriormente realizar coisas notáveis contra todas as probabilidades?

Paralisação da ação

Quando nos sentimos paralisados na nossa vida podemos criar um forte sentimento de desamparo e desesperança. A partir desse estado, pode ser muito difícil de acreditar que há coisas que podemos fazer para mudar a nossa situação. Quando instituímos este tipo de percepção negativa, diminuímos drasticamente a nossa capacidade de adaptação às circunstâncias, fazendo com que seja extremamente difícil chegar a um plano de ação ou criar motivação para seguir adiante.

Assim, quando se trata de lidar com a negatividade na sua vida, o que pode fazer para iniciar uma mudança positiva? O que você pode fazer na presença da perda, decepção ou quando parece que tudo deu errado? O que você pode fazer quando os seus relacionamentos mais importantes entram numa espiral descendente ou quando os seus esforços não produzem os resultados pretendidos? O que você pode fazer?

Você tem capacidades extraordinárias inexploradas

Todos nós possuímos imensas qualidades e capacidades que por vezes não são exploradas ou não potenciamos, ao invés, por força das circunstâncias tornamo-nos no nosso maior obstáculo. Mas você pode melhorar-se continuamente. É isso mesmo, você pode fazer coisas incríveis, coisas inacreditáveis, apesar das circunstâncias mais impossíveis ou desastrosas. Eventualmente você pode contestar a minha afirmação. Mas, eu, você e a grande maioria das pessoas possuem a capacidade e os recursos para a superação. Baseio esta constatação devido à enorme capacidade de adaptação que cada um de nós é dotado. Todos temos um incrível potencial inexplorado à espera de ser despertado.

Para isso, é necessário acreditar que é possível acionar essas capacidades na presença da dor emocional. Se você perceber que, mesmo com algumas feridas emocionais, angústias do passado, problemas pessoais ou problemas psicológicos, possui a capacidade para explorar novas formas que o façam voltar a sentir-se bem, foi dado um passo importante para a sua capacitação.

Confie na sua capacidade de criação

Somos inerentemente seres criativos. Por vezes, esquecemos o caminho da criação consciente. Por força do hábito fazemos mais do mesmo, entramos em modo automático e enfraquecemos a nossa capacidade de criar soluções para os problemas com que nos vamos deparando. Mas esquecer não é perder. Essa capacidade extraordinária faz parte de nós. Criar, permite adaptar-nos. A capacidade de imaginarmos, de planejarmos, de estruturarmos novos cenários, expressa a nossa imensa capacidade de simularmos hipóteses para a concretização dos nossos objetivos.

Resgate a sua confiança, avive a sua memória, e tome consciência que possuí em si mesmo a divindade da criação. Os seres humanos podem transformar o nada em algo, uma fortuna em moedas de um cêntimo, e do desastre um sucesso. Há apenas uma razão pela qual eles podem fazer esse fenómeno transformacional, é porque cada pessoa tem a capacidade de expressar a sua criatividade através da criação de algo.

Você possuí o poder da mudança

Muitas coisas são possíveis de serem mudadas por você. O mais notável é que você pode mudar muitas coisas em si mesmo, caso esteja decidido a isso. Se não gosta de algo que está acontecendo com você, certifique-se se pode fazer alguma coisa, se sim, proceda à mudança. Se houver uma falta ou vazio na sua vida, coloque em ação uma estratégia para mudar a situação para melhor. Se alguma coisa sobre a sua situação atual, nível de habilidade, ou de personalidade não combina com você, em seguida, utilize os seus recursos e mude.

A boa notícia, é que você possui uma incrível capacidade de fazer o que precisa de ser feito para mudar a sua vida para melhor. Comece perguntando a si mesmo esta simples pergunta: O que posso fazer, a partir de hoje, que irá fazer a diferença? Depois de obter a sua resposta, parta para a ação e continue a fazer coisas até atingir o seu objetivo. Se no caminho da sua mudança deparar-se com dificuldades que estão para lá do seu controle, mude o que é possível e aceite o resto. Faça uma escolha sábia agarrando-se à sua capacidade de adaptação e mudança. Com isso em mente, perceba que não tem de ficar agarrado ao seu passado castrador ou à dor emocional, você pode criar a sua própria solução de melhoria. Sim, você tem esse poder, utilize-o a seu favor.

Tags: consciência, clínica, pharol 72, porto, consultas, psicologia, apoio, psicológico, online, skype, vida, adversidades, paralisação, ação, capacidades, criação, poder, mudança, melhoria, vida, autocrítica, pensamentos, obstáculos, narrativa, feliz, felicidade, vida, depilação. tui-na, shiatsu, acupunctura, reflexologia, fisioterapia, open day, avaliação, gratuita, corpo, cavitação, criolipóise, radiofrequência, sucesso,
adicionar aos favoritos © Pharol 72