Home
(clique em cima para ver mais)
Eventos
Newsletter
 |
Acompanhe-nos no Facebook Acompanhe-nos no Youtube Acompanhe-nos no Twitter
NOTÍCIAS
Dicas para melhorar a sua confiança.
Carregue na imagem para ampliar...
Data: 27/10/2014
Fonte: Escola de Psicologia

Dicas para desenvolver a sua confiança

O pensamento cria a nossa realidade, se você criou uma realidade da qual não gosta ou lhe está a causar problemas e mal-estar no seu dia-a-dia, então não continue a pensá-la. Mudar a forma de pensar muda a nossa realidade, cria a nossa verdade, cria a nossa experiência, cria aquilo que sentimos, que odiamos, que nos repugna, que nos entristece ou por outro lado, que nos motiva, que nos dá alegria e tranquilidade. 

Em vez de nos limitarmos a ter a experiência, porque tê-la é uma reação (reagimos ao que sentimos), devemos construí-la, porque a criação é uma acção (decidimos o que queremos sentir e o que queremos ser).

Provavelmente já lhe aconteceu dizer a um amigo: “Gostava de pensar como tu” ou “Gostava de ser como tu”. Então porque é que não é? o que é que o impede de pensar como o seu amigo?

Na verdade nada nos impede de pensarmos ou sermos como desejaríamos, a não ser nós mesmos. Sendo assim, proponho-lhe que mude. Mude a sua forma de pensar e agir e desenvolva a sua confiança.

1. Melhore a sua condição física

O corpo é o nosso templo, é onde tudo acontece e tudo se passa. Nós vivemos no nosso corpo e com o nosso corpo. As imensas funções e funcionalidades que tem, damos praticamente por garantido. Está sempre a trabalhar em prol da nossa sobrevivência 24/24 horas. E, nos momentos em que falha, é nele que mais pensamos e mais apelamos para que volte a funcionar devidamente para que possamos levar a vida para a frente, sentido-nos bem. Mas, o que é que na grande maioria das vezes fazemos?

Muitas vezes esquecemos que temos um corpo que necessita de ser cuidado conscientemente por nós! E você, tem cuidado do seu corpo? O mesmo será perguntar, se tem cuidado de si e da sua saúde?

2. Expanda a sua zona de conforto

A auto confiança pode beneficiar da experiência. Claro que também pode ser afetada por experiências negativas de vida, inibindo-nos os movimentos e as tomadas de iniciativa. Mesmo perante acontecimentos negativos de vida, ficar paralisado e optarmos pelo evitamento, só piora a situação em que nos encontramos. Se tem noção que a sua baixa auto confiança afeta-o no seu dia a dia, pondere expandir a sua zona de conforto.

Faça um contrato com o seu passado, deixando-o onde ele pertence: no Passado. Depois disso, decida-se a avançar, decida-se a expandir a sua zona de conforto. proponha-se a experimentar coisas novas, coisas que lhe parecem ser difíceis de executar, e experimente fazer. Por cada uma que verificar que consegue ser bem sucedido a sua autoconfiança agradece. 

3. Acalme-se
 

Com a consciência da nossa baixa auto confiança, inevitavelmente o nosso corpo reage a esse estado, sentindo ansiedade. Num estado ansioso, os cenários antecipatórios emergem na mente, normalmente são cenários negativos e até catastróficos. A excitação, tensão e ansiedade vai aumentando, podendo atingir níveis que toldam a clareza de pensamento.

Numa situação do dia a dia, quando sentimos o corpo num estado de alerta elevado, emergem ainda mais as sensações de incapacidade de lidar com a situação temida. A mente começa a tecer pensamentos a 100 à hora, e o corpo segue esse impulso. Fica-se mais agitado, desesperado e a capacidade de tomar decisões diminui. Perante tal estado incapacitante, o que fazer?

A resposta é: acalmar-se.

4. Interaja com os outros
 

Uma das consequências da baixa auto confiança, como já vimos anteriormente é o evitamento das situações, tarefas ou coisas temidas. Esta forma de encarar o seu problema de autoconfiança diminuída pode conduzi-lo a um outro problema de cariz social. Você pode começar a evitar interagir com os outros. Provavelmente devido à sua timidez, ao seu receio de não saber o que dizer ou como comportar-se. Isso vai minando a sua motivação para encontros sociais e eventualmente para possíveis relacionamentos.

O que deve evitar mesmo é tornar-se anti-social. Não estou a querer dizer que você se torna anti-social numa perspetiva hostil, mas sim porque evita a vergonha, o constrangimento e a crítica. Esforce-se por não alienar-se do mundo.

5. Abandone a mentalidade de vítima
 

Quer seja culpabilizando-se ou culpando os outros pela sua baixa auto confiança, você está a desempenhar um papel de vítima. Por vezes culpabilizamo-nos para evitar que os outros o façam por nós. Esta é uma atitude negativa face ao problema que o afeta.

Se pretende tornar-se numa pessoa mais confiante, assuma de uma vez por todas a dificuldade que tem. Importa para isso perceber as competências que precisa trabalhar no sentido de munir-se de estratégias que possam ajudá-lo a enfrentar as situações temidas. A baixa autoconfiança reveste-se de alguns medos disfarçados, apoiados por uma ausência de aprendizagens de vários níveis.

Repare que referi ausência de aprendizagens. E como já verificámos, você pode aprender a ser mais confiante. Mas para aprender a ser confiante, tem de dar um passo importante que é abandonar a mentalidade de vítima.

6. Seja decidido, não hesite

As pessoas confiantes, são igualmente decididas. Toda vez que você hesita, você passa a imagem de alguém inseguro e tímido. Mesmo não estando totalmente seguro se vai ser bem sucedido ou não, quando se decidir a fazer algo, faça com toda a sua motivação e ímpeto. Coloque energia, e encare o desafio, tarefa ou situação com uma atitude positiva. Quanto mais você hesitar, mais inseguro você ficará (ou seja, você provavelmente não irá colocar-se num estado favorável). Agir de imediato aumenta a chance de ser bem sucedido.

Citação: Faça com que a  sua mente aja decididamente e assuma as consequências. Nada de bom é feito neste mundo pela hesitação. – Thomas Huxley

7. Não desista
 

Para dizer a verdade, provavelmente mesmo a pessoa mais confiante, às vezes ainda se sente insegura em algumas situações. Mas, a pessoa confiante acredita desenvolver a sua confiança naquilo que lhe gera desconforto e incómodo. Ela coloca-se à prova, prepara-se para o desafio, mune-se das “armas” necessárias e vai à luta. E isso é o que conta.

Comece com um único passo e concentre-se todos os dias em ser mais confiante do que era ontem. Roma e Pavia, não se construíram num dia.

Tags: depressão, consciência, clínica, pharol 72, porto, consultas, psicologia, apoio, psicológico, online, skype, vida, adversidades, paralisação, ação, capacidades, criação, poder, mudança, melhoria, vida, autocrítica, pensamentos, obstáculos, narrativa, feliz, felicidade, vida, depilação. tui-na, shiatsu, acupunctura, reflexologia, fisioterapia, open day, avaliação, gratuita, corpo, cavitação, criolipóise, radiofrequência, sucesso, autopiedade, passado, futuro, desafio, optimismo, optimista, emoções, pais, eucadores, filho, filhos, bem estar, liberdade, sofrimento, confiança
adicionar aos favoritos © Pharol 72